Justiça suspende pauta do Copam que iria analisar pedido de mineradora

A juiza da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Cláudia Costa Cruz Teixeira Fontes determinou, através de liminar, que o Copam – Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, retire a pauta que trata do pedido de exploração da mina Casa Branca pela MGB – Mineradora Geral do Brasil

O processo julgaria a reativação da mina Casa Branca, localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Brumadinho. A reunião que julgaria o processo está marcada para esta terça-feira, 27, às 9 horas da manhã.

Na manhã de ontem, moradores de Casa Branca fizeram uma manifestação no Mirante dos Veados, próximo à entrada da mina, contra a reativação da mineração na região.

O Ministério Público de Minas Gerais também manifestou sua posição sobre o caso e solicitou a não autorização da atividade minerária na área do parque. De acordo com o pedido do MP, a reativação da mina coloca em risco à preservação da reserva ambiental, uma das mais importantes da região Metropolitana de Belo Horizonte.