Robôs fraudam votação de apoio à mineração na Serra da Moeda

Segundo a Assembleia de Minas, 1.319 votos de uma consulta pública feita sobre a PL 1822/2020 foram excluídos.

A Assembleia de Minas Gerais detectou fraude em apoio popular ao projeto de Lei 1822/2020, que altera os limites de exploração minerária no Monumento Natural da Serra da Moeda. Segundo reportagem publicada ontem, 22, pela rádio Itatiaia, 1.319 votos de uma consulta pública feita sobre o projeto, que vai à votação pelo legislativo mineiro, foram excluídos.

Os ambientalistas desconfiaram de um aumento expressivo dos votos a favor do projeto, todos sem argumentação de defesa, o que de acordo com as investigações preliminares, teria sido feita por robôs.

De acordo com a própria Assembleia, as votações foram feitas em um período curto de tempo e por e-mails genéricos, o que fere os termos do uso do portal. Por esse motivo, esses votos foram excluídos.

Em uma consulta feita neste domingo, 23, pelo Jornal Folha de Brumadinho, ao Portal da Assembleia, o painel de votação mostra que mais de 3.400 pessoas são contrárias ao projeto de Lei. Enquanto os que são a favor da exploração na região era de apenas 364 votos.

O projeto é de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, do PSDB, e segue na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia, aguardando designação do relator.

A área de exploração está sendo pretendida pela mineradora Gerdau e compreende à uma área de preservação ambiental na Serra da Moeda. O Monumento abrange 3 municípios, Moeda, Itabirito e Brumadinho.

Segue abaixo, o link de votação: https://mobile.almg.gov.br/tramitacao_projetos/projeto.html?tipo=PL&numero=1822&ano=2020&chat_tab=0&chat_item=dso29731&utm_source=WhatsApp&utm_medium=Btn-Compartilhar&utm_campaign=Compartilhar