Escolas voltam às atividades presenciais

Aulas serão de forma híbrida, com metade dos estudantes a cada dia

Alunos da rede municipal de ensino de Brumadinho retomam às aulas presenciais nessa quinta-feira, 18 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as atividades presenciais serão realizadas de forma híbrida, com a metade dos alunos a cada dia, alternando entre dias pares e ímpares. O retorno não é obrigatório.

Ao todo, mais de 6 mil estudantes do ensino fundamental retornam suas atividades escolares. As aulas foram suspensas em março do ano passado, após o início dos primeiros casos de coronavírus em Minas Gerais. Durante grande parte do ano passado, os alunos receberam as atividades escolares impressas em casa.

Apesar do retorno ter sido liberado pelas autoridades sanitárias, pais, alunos e funcionários da educação estão apreensivos com o início das aulas, já que o número de casos de covid-19 têm aumentado significativamente nas últimas semanas.

De acordo com uma pesquisa feita no Facebook, pelo SindUte-MG Subsede Brumadinho, das 264 pessoas que participaram, 92,3% são contrárias a volta às aulas e 7,7% são favoráveis a reabertura das escolas.

Profissionais em greve sanitária

Na semana passada, uma assembleia realizada entre os trabalhadores da educação, confirmou o estado de greve sanitária. De acordo com o SindUte-MG – Subsede Brumadinho, o sindicato entrou com um mandado de segurança contra o retorno presencial das aulas.

O Sindicato já havia encaminhada uma carta aberta ao prefeito Nenen da Asa, pedindo o não retorno das aulas. No documento, o sindicato questionou o início das atividades escolares, em meio ao aumento expressivo no número de casos da covid-19, nas últimas semanas, inclusive de servidores da educação, que teriam sido contaminados ao participarem de reuniões presenciais, em preparação à reabertura das escolas. Vários profissionais foram diagnosticados com a doença.

Em nota, a prefeitura informou que a decisão de retornar às aulas presenciais foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que o quadro epidemiológico do município é considerado estável pelas autoridades sanitárias.