Pais relatam problemas em plataforma digital para aulas online

Sistema custou quase meio milhão de reais aos cofres públicos

A pandemia trouxe desafios enormes para diversos segmentos da sociedade. E na educação, a situação não seria diferente. Depois de 1 ano e 3 meses de escolas fechadas, o sistema de ensino teve que se adequar e criar novas formas para dar continuidade à educação de milhões de estudantes pelo país afora. Mas, muitos são os problemas apontados pelos pais de alunos e profissionais da área, com a implantação do ensino à distância.

Em Brumadinho, os questionamentos são diversos, entre eles, dificuldades de acesso à internet e problemas na plataforma digital, licitada pela prefeitura para manter o ensino remoto. Mais de 9 meses depois de contratado o serviço, o sistema possui muitos problemas. Uma mãe de uma aluna do sistema municipal de ensino, que não quis se identificar por medo de retaliações, relata as dificuldades da filha ao acessar a plataforma. “O sistema trava o tempo todo. Quando o professor tem que compartilhar a tela, ninguém consegue fazer mais nada. O aluno não consegue interagir e participar da aula. Além disso, temos muitas dificuldades em anexar os arquivos. Outra coisa importante de se frisar é que, as aulas teriam que ficar arquivadas no sistema, para que o aluno, em alguma eventualidade de não poder assistir a aula ao vivo, ele possa depois ter acesso ao conteúdo”, ressalta.

Em uma outra região de Brumadinho, no Distrito de Aranha, uma mãe de aluno que também não quis se identificar, afirma que a situação está muito complicada e que os alunos estão tendo aulas apenas 1 ou 2 vezes por semana e com muitas dificuldades. Ela explica que já passou a situação para a Secretária Municipal de Educação, mas que nada foi feito até agora para solucionar os problemas.

A Coordenadora do SindUTE-MG Subsede Brumadinho, Lilian Paraguai lamenta a falta de diálogo com a gestão. “Solicitamos várias vezes reuniões para tratarmos sobre o assunto e eles não respondem. O nosso município não tem internet acessível em todas as comunidades. Isso prejudica muito o desempenho dos alunos. Em média, apenas 30% a 35% dos estudantes conseguem acessar a plataforma. Além disso, é uma sistema muito caro e ruim. Temos muitas reclamações não só dos alunos, mas também de professores com relação ao uso da plataforma”, explica Lilian.

A Prefeitura de Brumadinho pagou R$ 486 mil para contratar e implantar o software educacional pedagógico, com licença, planejamento e implantação de material eletrônico estruturado em objetos de aprendizagem digitais interativos, além de treinamento e capacitação dos profissionais. O contrato com a empresa Teixeira & Araújo Eventos e Cursos LTDA tem duração de 1 ano, com vigência de 11 setembro de 2020 a 10 de setembro de 2021.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o assunto. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação diz estar ciente dos problemas e que busca solucioná-los, para que os usuários possam ter o melhor aproveitamento possível do sistema implantado durante a pandemia. Os técnicos responsáveis pela implantação vão averiguar durante essa semana todos os problemas relatados. A nota afirma ainda, que a maioria dos problemas detectados até o momento é com relação a conexão da internet. Sobre salvar as aulas, a secretaria disse que estão buscando uma solução.