Secretaria de Educação ignora Audiência Pública sobre escola em zona de autossalvamento

Pais dos alunos cobram um posicionamento oficial do órgão, que segundo eles, até hoje não implantou nenhuma medida de segurança na escola

Mesmo depois da formação de uma Comissão Especial de Pais de alunos da Escola Municipal Padre Xisto, para discutir a situação da unidade educacional dentro da área de autossalvamento da barragem Santa Bárbara, que pertence à empresa Vallourec, nenhum representante da Secretaria Municipal de Educação compareceu à audiência pública realizada na última terça-feira, 10, em Piedade do Paraopeba.

Promovida pela Câmara Municipal de Brumadinho, a audiência foi solicitada pelo vereador Gabriel Parreiras, do PTB. Durante o encontro, os vereadores presentes ouviram as demandas da população local e acolheram os pedidos acerca da necessidade de descaracterização da barragem. Uma ação popular e uma CPI também foram propostas. Além disso, um encaminhamento deve ser feito para as entidades de justiça, pedindo esclarecimentos.

Pais dos alunos da unidade cobram um posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Educação. Eles alegam que até hoje o órgão não apresentou nenhuma alternativa e nem mesmo iniciou nenhuma mudança na escola, que traga mais segurança aos alunos.

Além das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, o Ministério Público de Minas, a Denfensoria Pública, a ANM – Agência Nacional de Mineração – a FEAM, a SUPRAM e a Apa – Sul, convidados para a audiência, não enviaram nenhum representante.

Na semana passada, uma outra reunião foi realizada na quadra de esportes da escola e contou com a presença de centenas de pessoas, entre pais, familiares e moradores dos Distritos de Piedade do Paraopeba e Aranha.

Os representantes da Comissão Especial dos Pais e a comunidade escolar cobram ações do poder público e da empresa Vallourec Mineração, para garantir a segurança dos alunos na unidade. A escola recebe cerca de 250 alunos das comunidades de Palhano, Córrego Ferreira, Marques, Carneiro, Tumba, além de Piedade do Paraopeba.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre a situação envolvendo a barragem e a situação da escola na zona de autossalvamento e aguarda retorno. Também pediu respostas à empresa Vallourec, mas até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.