Juiz proíbe circulação de caminhões de minério no Rola Moça

A ação civil pública foi ajuizada por diversas frentes ambientais, entre elas, o Movimento Rola Moça Resiste

O juiz da 3ª Vara Federal, Willian Ken Aoki proferiu decisão que proíbe o trânsito de caminhões pesados em estradas situadas no Parque Estadual do Rola Moça. A ação civil pública foi ajuizada por diversas frentes ambientais, entre elas, o Movimento Rola Moça Resiste. Em seu despacho, o juiz Willian Aoki pediu a manifestação da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente para decisão sobre o pedido do MPF – Ministério Público Federal de revogação da liminar, que autorizou a MGB – Mineração Geral do Brasil a realizar obras de descomissionamento das barragens da empresa no local.

Várias manifestações vem sendo realizadas nas últimas semanas no Parque Estadual do Rola Moça. Os ambientalistas alegam que a empresa continua com suas atividades de mineração na Mina Casa Branca, mesmo sem as licenças ambientais. E essa semana, os manifestantes começaram uma vigília no local, a fim de chamar mais uma vez à atenção das autoridades sobre as ações da mineradora na região, principalmente depois que ela começou a transportar minério pelas estradas do parque. O uso da estrada é proibido por lei e pelo Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

A MGB continua alegando que as obras no local seguem as exigências da ANM – Agência Nacional de Mineração e que busca eliminar qualquer risco de rompimento das barragens da Mina Casa Branca.

Imagens: Movimento Rola Moça Resiste