ANULADO processo de cassação da vereadora Alessandra do Brumado

A política de Brumadinho realmente reserva muitas surpresas nestes poucos mais de 3 meses que antecipam as eleições municipais. Um mês de 18 dias depois de ter aceito o pedido de cassação do mandato da vereadora Alessandra do Brumado, o Presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Antônio Sérgio dos Santos Vieira, o Toninho da Rifel, VOLTOU ATRÁS E ANULOU o processo. A vereadora foi denunciada por infrações político-administrativas e improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia protocolada, a vereadora Alessandra do Brumado, então presidente da Câmara, entre 2017 e 2018, realizou obras de ampliação do prédio do legislativo, e teria cometido uma série de irregularidades, entre elas, pagamentos inapropriados à construtora Mestra, sendo dada a ordem de serviços e empenhada as despesas no mesmo dia.

Outra irregularidade apontada foi a assinatura de subempenho, em conjunto com um funcionário da Câmara, que não podia ordenar pagamentos e muito menos assinar medições de obras, uma vez que ele não era contrato como engenheiro, embora ele ter o Crea (registro de engenheiro).

A vereadora teria também alterado datas no contrato para favorecer a construtora num aditivo, já que a empresa não entregou a obra no prazo previsto. A vereadora teria sido alertada sobre as irregularidades e suas consequências jurídicas. Os problemas envolvendo a obra de ampliação da Câmara teria afastado inclusive funcionários de carreira da casa, que não aceitaram assinar documentos irregulares.

Uma das justificativas de ampliação do prédio da Câmara Municipal era de garantir a acessibilidade dos moradores na casa, com a colocação de elevador, o que não foi feito. Parece que o projeto só beneficiou mesmo os vereadores, dando mais conforto à eles, com amplos gabinetes. Segundo a denunciante, a vereadora tinha conhecimento de todo o projeto e aceitou os erros e além disso, teria pago a execução da obra, de acordo com o projeto aprovado.

O jogo político

Alessandra do Brumado era considerada uma das principais aliadas do prefeito Nenen da Asa na Câmara. A aproximação das eleições e sua intenção de candidatar parece ter provocado um racha entre o prefeito e a vereadora.

O que resta agora para a sociedade brumadinhense é saber qual o nível de negociação foi feita entre os envolvidos e quais são as consequências de mais uma denúncia grave que é feita contra políticos do município, e nada é investigado. O resultado real destas histórias virão em breve, nas próximas semanas, até o dia 15 de setembro, último dia das convenções partidárias. Ainda teremos muitas surpresas.