O Adeus a José Paulo

Vereador por 2 vezes, presidente da Câmara Municipal, Secretário de Saúde em dois mandatos, Zé Paulo era um dos políticos mais influentes do município

Brumadinho acordou hoje com a triste notícia da morte de José Paulo Silveira Ataíde, conhecido carinhosamente por Zé Paulo. Ele faleceu ontem a noite, em Belo Horizonte, no Hospital das Clínicas, onde estava internado desde a semana passada. José Paulo morreu em decorrência da Covid-19.

Nascido em Piedade do Paraopeba, Zé Paulo tinha 74 anos e deixa 4 filhos, netos e uma legião de amigos. Conhecido como um dos políticos mais influentes de Brumadinho, Zé Paulo tinha um respeito até mesmo entre seus adversários políticos.

Em nota divulgada na noite de ontem, o partido MDB lamentou profundamente a sua morte e ressaltou seu importante trabalho prestado à sociedade brumadinhense, pelo seu empenho e dedicação ao longo dos últimos anos.

O presidente do MDB de Brumadinho, Breno Carone, disse que recebeu com muita tristeza a morte de Zé Paulo. ” Zé Paulo era mais que um amigo. Ele foi muito importante pra minha vida, principalmente depois da morte do meu pai. Tive um apoio incondicional tanto na vida pessoal, profissional e quanto político. Estamos todos consternados com sua partida tão repentina” declarou Breno.

O ex-prefeito Antônio Brandão também lamentou a morte de José Paulo. “Estamos todos muito tristes. O Zé era uma pessoa muito bem articulada. Tinha um jeito de fazer política, que até os adversários gostavam dele. Sabia cativar as pessoas. Com certeza deixou seu legado para todos nós brumadinhenses. Fará muita falta na política e na nossa comunidade”, afirmou Brandão.

A morte de Ze Paulo também repercutiu no meio político. Vários partidos manifestaram pesar pelo seu falecimento. Até mesmo seus adversários políticos se renderam e lamentaram sua partida tão rápida.

Em nota, a Prefeitura de Brumadinho manifestou profundo pesar pelo seu falecimento e disse que sua partida deixa um hiato no cenário da política do Município.

Sua trajetória política

Sua carreira na política iniciou muito cedo, inspirada pelo avô, senhor Jesuíno José da Silveira Ataíde, um dos primeiros legisladores de Brumadinho e pelo pai, Senhor Neneco de Piedade, que também foi vereador.

Ex-presidente da Câmara Municipal de Brumadinho

Ainda jovem, estudante de Direito na UFMG, José Paulo militou em várias em frentes, contra a ditadura militar. Formou-se como advogado pela Universidade Federal de Minas Gerais e especializou em direito sanitário pela USP. Funcionário de carreira pela Prefeitura de Belo Horizonte, atuou também no Estado e no Governo Federal.

Em Brumadinho foi vereador por dois mandatos, Presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Secretário Municipal de Saúde por 2 vezes, nos mandatos dos prefeitos Tonico da Bruma e Antônio Brandão e atualmente estava filiado ao MDB. Quando Secretário de Saúde, uma das marcas da sua gestão, foi a criação do Nupic – Núcleo de Práticas Integrativas e complementares.

A cerimônia de cremação deve acontecer ainda hoje e será reservada somente à familiares.