Câmara vira palco de cenas deploráveis da atual política de Brumadinho

Após denúncias e acusações, uma confusão generalizada terminou com prisões

O que era para ser mais um dia comum, de reunião ordinária dos vereadores de Brumadinho, nesta quinta-feira, 23, para discutir projetos, aprovar leis e fiscalizar, papeis esses para os quais a população elegeu seus representantes, o plenário da Câmara Municipal virou palco de cenas deploráveis, talvez jamais vistas na história da cidade. Duas denúncias de pedidos de cassação contra o então vereador Guilherme Morais terminaram em uma confusão generalizada.

Pelo menos 3 pessoas foram conduzidas para a delegacia, além de testemunhas, após agressões e acusações. O tumulto começou quando um homem conhecido como Sirleno Gonçalves, desferiu um soco em Marcelo Rodrigues dos Santos, servidor público, que apresentava a denúncia contra o vereador. Os dois já possuem rixas antigas por questões políticas na cidade. A Polícia Militar teve que conter os ânimos no local. Marcelo Rodrigues é funcionário concursado, atua na UPA de Brumadinho e mora na cidade de Betim.

Em seguida, segundo testemunhas, após uma série de provocações contra apoiadores de Morais, uma outra confusão terminou em uma briga generalizada. Gabriel Morais, primo do vereador Guilherme Morais, foi também conduzido para a delegacia ao se envolver em uma confusão com Marcelo Rodrigues, autor da denúncia. Familiares acusam a polícia por agir com truculência contra o rapaz. O jornal Folha de Brumadinho ainda não conseguiu contato com a Polícia Militar sobre a ação ontem na Câmara.

As acusações

São duas denúncias por quebra de decoro: a primeira seria um possível assédio sexual contra um adolescente de 17 anos e outra seria um inquérito que investiga uma possível fraude e estelionato que teriam sido praticados por Guilherme Morais na compra de um carro de luxo. O parlamentar nega todas as acusações, disse que está sendo vítima de perseguições políticas e que os casos já foram esclarecidos na justiça.

Nessa quarta-feira, 22, o Partido Verde – PV, expulsou Guilherme Morais da sigla. Entre as alegações do partido estão as acusações de denúncias apresentadas e pelo fato de Morais ter se tornado oposição ao prefeito de Brumadinho, Nenen da Asa, que também é do PV.