Denúncias contra o prefeito e vereadores agitam cenário político

Atos pedem investigação sobre possíveis irregularidades em contratos e cassação de vereadores

O clima esquentou nos bastidores da política de Brumadinho nos últimos dias. Depois de um final de semana agitado e que culminou com vários pedidos de abertura de CPI, entre eles, um protocolado pelo ex-candidato à vereador, Mateus Leal, para investigar e cassar o vereador Guilherme Morais, do PV, que teria promovido uma festa de aniversário clandestina, com centenas de convidados no sábado passado, dia 1° de maio, outras ações estão mexendo com o cenário político no município.

O vereador Gabriel Parreiras, do PTB, protocolou na última segunda-feira, 3, uma denúncia de infração político-administrativa e de improbidade contra o prefeito Nenen da Asa, do PV. A denúncia também menciona a irmã do prefeito, Sônia Barcelos, Secretária Municipal de Educação. Entre os processos, o prefeito Nenen da Asa está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual por possíveis irregularidades em processo de contratação de empresas de coleta de lixo, de transporte em geral, transporte público escolar e de empresa de leilões.

Além disso, uma intensa movimentação na Câmara Municipal causou euforia e segundo fontes ligadas à política local, uma disputa interna estaria causando um racha nas estruturas do Legislativo e dos aliados ao prefeito. Outras denúncias de cassação e de investigação de possíveis crimes práticados por vereadores também teriam sido protocoladas na casa.

O vereador Gabriel Parreiras informou que desde que tomou posse, tem recebido em seu gabinete, várias denúncias de possíveis crimes práticados contra a administração pública e que, essa em especial, chamou a atenção pela gravidade dos fatos. “Nessa denúncia já constam registros de um processo judicial e há também documentos internos da própria Prefeitura, elaborado pela Procuradoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Fazenda, em que informam valores brutos pagos à empresa São Silvestre, entre 2013 e 2020. Diante dessas denúncias, resolvemos pedir ao Legislativo que instaure um processo de investigação para apurar os fatos, sob pena de prevaricação – art. 319 do Código Penal, observando também o art. 37 da Constituição Federal (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência)”, explicou Gabriel.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a assessoria do prefeito Nenen da Asa para comentar sobre a denúncia feita na Câmara Municipal e o processo no Ministério Público, mas não tivemos retorno.

Nós procuramos também a Câmara Municipal de Brumadinho para comentar sobre as denúncias feitas feitas contra outros vereadores da casa, mas até o momento ninguém se pronunciou. A empresa São Silvestre, envolvida nas denúncias, também não comentou sobre o caso.

Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Brumadinho