Pedido de cassação da vereadora Alessandra do Brumado é protocolado na Câmara

Pedido de cassação da vereadora Alessandra do Brumado é protocolado na Câmara

A Câmara Municipal de Brumadinho recebeu nessa quarta-feira, 8 de julho, o pedido de cassação do mandato da vereadora Alessandra do Brumado. Ela foi denunciada por infrações político-administrativas e improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia protocolada, a vereadora Alessandra do Brumado, então presidente da Câmara, entre 2017 e 2018, realizou obras de ampliação do prédio do legislativo, e teria cometido uma série de irregularidades, entre elas, pagamentos inapropriados à construtora Mestra, sendo dada a ordem de serviços e empenhada as despesas no mesmo dia. Outra irregularidade apontada foi a assinatura de subempenho, em conjunto com um funcionário da Câmara, que não podia ordenar pagamentos e muito menos assinar medições de obras, uma vez que ele não era contrato como engenheiro, embora ele ter o Crea (registro de engenheiro).

A vereadora teria também alterado datas no contrato para favorecer a construtora num aditivo, já que a empresa não entregou a obra no prazo previsto. A vereadora teria sido alertada sobre as irregularidades e suas consequências jurídicas. Os problemas envolvendo a obra de ampliação da Câmara teria afastado inclusive funcionários de carreira da casa, que não aceitaram assinar documentos irregulares.

Uma das justificativas de ampliação do prédio da Câmara Municipal era de garantir a acessibilidade dos moradores na casa, com a colocação de elevador, o que não foi feito. Parece que o projeto só beneficiou mesmo os vereadores, dando mais conforto a eles, com amplos gabinetes. Segundo a denunciante, a vereadora tinha conhecimento de todo o projeto e aceitou os erros e além disso, teria pago a execução da obra, de acordo com o projeto aprovado.

Procurada pela reportagem da Folha de Brumadinho, a vereadora Alessandra do Brumado disse que recebeu com estranheza a notícia sobre as denúncias de possíveis irregularidades na obra de reforma e ampliação da Câmara Municipal de Brumadinho, principalmente pelo fato dessas denúncias terem surgido somente agora, durante ano eleitoral, o que demonstra o objetivo de promover retaliação, já que ela anunciou sua pré-candidatura à Prefeita de Brumadinho.

Segundo ela, uma denúncia similar já foi feita ao Ministério Público, no ano de 2018, e, até o momento, o MP não identificou nenhuma irregularidade nas obras da Câmara. “Nos estranha também que a denunciante seja moradora do município de Sarzedo, tendo transferido seu título de eleitor para Brumadinho, no dia 09 de janeiro de 2020”, disse Alessandra.

Ainda de acordo com a nota, Alessandra do Brumado ressaltou que não tem nada a esconder e que não se deixará abater por calúnias e campanhas difamatórias, com o claro objetivo de prejudicá-la politicamente.

Alessandra do Brumado era considerada uma das principais aliadas do prefeito Nenen da Asa na Câmara. A aproximação das eleições e sua intenção de candidatar parece ter provocado um racha entre o prefeito e a vereadora.