Prefeitura determina que Ascavap desocupe suas instalações em até 30 dias

Além do terreno, a entidade também terá que devolver dois galpões, uma casa e uma balança

A Ascavap – Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba de Brumadinho – foi surpreendida nessa segunda-feira, 5, com uma ordem de despejo das instalações, localizada na Avenida Inhotim, no bairro Progresso II, onde funciona o centro de triagem de coleta seletiva. O documento assinado pelo atual secretário adjunto de Meio Ambiente, Wagner Donato Rodrigues, foi entregue no dia em que se comemora o “Dia do Meio Ambiente”.

De acordo com a solicitação de devolução do espaço feita pela prefeitura, a Associação não se credenciou ao chamamento público feito pelo município e não prestou informações relativas as atividades desenvolvidas pela entidade, o que foi confirmado pela assessoria de comunicação do Executivo, que disse ainda que a Ascavap foi notificada várias vezes.  

Além do terreno de quase 4.000 m², a entidade também terá que devolver dois galpões, onde são feitas as triagens dos materiais reciclados, uma casa de 5 cômodos e uma balança.

Segundo uma pessoa ligada a Ascavap, e que não será identificada, a informação é que a entidade está sendo perseguida desde 2021 e que querem tomar o espaço para implantar outros projetos e a construção de um viaduto, para atender um loteamento no bairro ao lado. “Estão tirando tudo da Associação. Primeiro, tiraram o caminhão de coleta, que era cedido pelo próprio município. Como o pessoal resistiu, não entregou o trabalho, eles estão agora determinando a saída dos trabalhadores do espaço, que era cedido desde 2001. Inclusive, muitos não querem falar, por medo de retaliação”, disse.

O jornal Folha de Brumadinho tentou contato com representantes da Ascavap, mas ninguém quis falar sobre o assunto.