Vereador Daniel do Brumado solicita Audiência Pública sobre obra da igreja de Piedade

Requerimento dever ser votado nesta quinta-feira, 15, e pede esclarecimentos sobre restauração do templo

O requerimento foi protocolado na última segunda-feira, 12, e cobra esclarecimentos sobre as obras de restauração da igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piedade do Paraopeba. De acordo com o vereador Daniel do Brumado, do Avante, o pedido de Audiência Pública busca esclarecer as dúvidas da população sobre as intervenções no templo, informações sobre o projeto, o que foi feito até agora e o que ainda terá que ser feito, além da origem dos recursos aplicados e a prestação de contas detalhada sobre os gastos com a obra.  

A votação do requerimento deve ser feita nesta próxima quinta-feira, 15, e pede a convocação de membros da prefeitura de Brumadinho, da Arquidiocese de Belo Horizonte, da empresa responsável pela execução da obra, além da Associação Ama Aldeia que recebeu recursos para a restauração.

Há mais de 10 anos os moradores lutam pela restauração da igreja Matriz. O projeto foi elaborado entre 2013 e 2014, pela Escola de Arquitetura da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Apesar de iniciada em 2019, as obras foram paralisadas há mais de um ano. Ao longo deste período, várias manifestações, denúncias no Ministério Público, e cobranças às autoridades foram feitas com o objetivo de restaurar a igreja de mais de 300 anos.

No final do mês de maio, os fiéis organizaram mais uma vez, um ‘Abraço Simbólico’, no entorno da igreja matriz tricentenária, com o objetivo de chamar a atenção dos órgãos públicos, Arquidiocese de Belo Horizonte, além da Justiça, sobre a necessidade de finalização das obras.