Vereadores têm requerimentos boicotados pela mesa diretora da Câmara

Pelo menos 6 pedidos apresentados pelos parlamentares, não foram colocados em pauta para serem apreciados e votados

Impedidos de questionar, impedidos de legislar. Assim é o sentimento de dois vereadores, Gabriel Parreiras, do PTB e Daniel do Brumado, do Avante. A mesa diretora da Câmara Municipal de Brumadinho não colocou em pauta, pelo menos 6 requerimentos apresentados pelos parlamentares, para serem apreciados e votados durante a 10ª reunião ordinária da casa, realizada nesta quinta-feira, 29.

Entre os pedidos apresentados pelo vereador Gabriel, um pedia esclarecimentos sobre o contrato da empresa de saúde que gerencia as contratações médicas no município e outro sobre os gastos dos recursos repassados pela Vale à prefeitura.

O vereador Gabriel Parreiras lamentou mais uma vez a ação arbitrária da mesa diretora da casa. “Hoje, o regimento da câmara foi rasgado. Pela primeira vez na história, requerimentos feitos por vereadores sequer são colocados em pauta. Isso é mais um dos absurdos pelos quais passamos, o que coloca o nível da política da nossa cidade, cada vez mais baixo. Lamento ter que tomar medidas judiciais, mas não me resta outra opção. Não é uma ação minha, é uma reação ao que estão fazendo comigo”, ressaltou.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Brumadinho, requerimentos protocolados por vereadores, 12 horas antes das reuniões plenárias, precisam ser obrigatoriamente inseridos na pauta do dia.

O jornal Folha de Brumadinho procurou mais uma vez os representantes da Câmara de Brumadinho, mas ninguém quis falar sobre o assunto.

Intervenção da justiça
No último dia 14, uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que o vereador Gabriel Parreiras, do PTB, fosse incluído imediatamente como membro titular de pelo menos uma das 4 Comissões Permanentes da Câmara Municipal. O vereador, que é considerado oposição, recorreu à justiça em fevereiro deste ano, quando foi impedido de participar como membro titular e ou suplente das comissões existentes na casa.