Combate ao colesterol: Hábitos inadequados causam Aterosclerose, Infarto e AVC

No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas são diagnosticadas anualmente com a doença

Um pouco de gordura no corpo é essencial, porém o excesso faz mal. O mês de agosto é voltado para a saúde vascular, como o dia de conscientização para a aterosclerose, ou colesterol alto, um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, atingindo, apenas no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas anualmente, influenciando o desenvolvimento de outras causas. 

Os estudos apontam que os fatores genéticos ou uma vida desregrada, com o sedentarismo e alimentação desbalanceada, rica em gorduras, são os principais culpados pelo aumento do colesterol. O risco, segundo o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, está na chance de originar outros problemas, como o ataque cardíaco ou infarto, um acidente vascular cerebral (AVC), além de dor nas pernas e desmaios.

A condição costuma ser descoberta através de exames de rotina, e apesar de grave, é possível evitar o desenvolvimento. Atualmente, existem medicamentos e cirurgias, que serão indicadas através da necessidade de cada caso e seu nível de avanço.

Josualdo explica que a prevenção envolve a reversão de hábitos ruins, principalmente, se a pessoa fizer parte dos grupos considerados de risco, possuindo pressão alta, diabetes, obesidade e ser adepto do tabagismo. Mulheres também costumam ser as principais vítimas.