Poeira da mineração: o drama vivido pelos moradores de Tejuco

Em janeiro deste ano, a Tejucana teve as atividades suspensas pela ANM – Agência Nacional de Mineração

Não é de hoje que moradores da comunidade de Tejuco reclamam dos impactos deixados pela mineradora Tejucana. Os problemas relacionados às atividades da empresa na região afetam diretamente a vida de quem mora na localidade. Além da poeira e lama, moradores apontam outras dificuldades que são causadas pela ação da mineradora, como falta de água, sujeira pelas ruas e trânsito pesado de caminhões.

Nessa quarta-feira, 14, moradores registraram mais um dia em que a comunidade desapareceu em meio ao pó da movimentação de caminhões e máquinas na área da mineradora. Nesta época do ano, a situação do ar piora ainda mais com a poeira que toma conta da região.

Em janeiro deste ano, a Tejucana teve as atividades suspensas pela ANM – Agência Nacional de Mineração. A interdição ocorreu após uma série de problemas em suas estruturas, que provocaram inundações em casas e assoreamento em riachos nas comunidades do Tejuco e Córrego do Barro.

Segundo um documento da Receita Federal, a mineradora tem como sócio, o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e secretário interino de Governo, Alcimar Barcelos, conhecido como Cid, irmão do prefeito Nenen da Asa.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre a poeira na comunidade e a fiscalização das atividades da mineradora, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. Nenhum representante da Mineradora Tejucana foi encontrado para falar sobre a situação.