Problemas vasculares podem causar disfunção erétil

O Novembro Azul é um mês de conscientização e alerta para os homens. O câncer de próstata e a disfunção erétil, podem ser um dos primeiros indícios de comprometimento vascular.

O organismo sempre apresenta sinais quando algo não está funcionando adequadamente e, apesar de muitos deles parecerem simples e rotineiros, sendo  possível suportar ou controlar a dor mesmo sem tratamento, atenção é fundamental. O Novembro Azul é um mês de conscientização e alerta para os homens, uma vez que diversas situações, como o câncer de próstata e a disfunção erétil, podem ser um dos primeiros indícios de comprometimento vascular.

O segundo o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Josualdo Euzébio, a disfunção erétil ocorre quando não se consegue manter a ereção necessária para a relação sexual. Em tese, as principais questões  influenciadoras  do problema estão relacionadas ao psicológico, como estresse, tensão e baixa autoestima, porém, vale alertar que existem outros motivos.

Além da causa psicológica, conhecida como psicogênica, ainda ocorrem as classificações orgânicas ou mistas, sendo a primeira e a mais comum, responsável por cerca de 80% dos casos, ligada a origem de problemas vasculares, hormonais, alterações anatômicas ou decorrentes do uso de drogas. 

Josualdo afirma que o início das falhas para a disfunção acontece por causa de uma série de hábitos, criados ao longo da vida, como o uso prolongado do cigarro, com as substâncias tóxicas como a nicotina afetando os vasos e corpos cavernosos do pênis, o surgimento de uma hipertensão arterial junto ao uso de medicamentos para seu controle e, a diabetes, aumentando o risco para a disfunção masculina em até quatro vezes.