Tabagismo leva à doença de Buerger e à amputação

A enfermidade é decorrente de uma inflamação e obstrução das artérias pequenas e médias nas pernas e braços

A doença de Buerger ainda é desconhecida entre brasileiros, causando um problema vascular muito comum entre homens fumantes, de  20 a 40 anos, exigindo atenção e preocupação médica com as causas e possível risco de amputação em diversas ocorrências.

Segundo o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e coordenador de Cirurgia Vascular do Hospital Biocor, Josualdo Euzébio, a enfermidade é decorrente de uma inflamação e obstrução das artérias pequenas e médias nas pernas e braços, acometendo as mãos e os pés, provocando um trombo como reação do organismo.

Os principais sintomas envolvem a síndrome de raynaud, que também possui causa vascular, comprometendo os membros, como os pés, e influenciando a falta de circulação de sangue nas extremidades. Outros sinais são frio, dormência e uma coloração azulada no local, assim como dores durante repouso, úlceras e gangrena. 

O diagnóstico requer consulta com um angiologista para diversos exames, incluindo de sangue e imagem para avaliar uma variação na característica dos vasos e excluir outras causas. A principal recomendação é interromper o tabagismo, porém, muitas pessoas não conseguem se livrar do hábito e acabam agravando a situação e levando a uma amputação.