Manifestantes voltam a interditar vias em Brumadinho contra a Vale

Manifestantes voltam a interditar vias em Brumadinho contra a Vale

Manifestantes voltam a interditar vias em Brumadinho contra a Vale

A decisão de ampliar para parte da população de Brumadinho, 100% o auxílio emergencial, está provocando revolta em várias partes do município, principalmente as comunidades e bairros mais isolados, que foram deixados de fora do novo acordo.

Na manhã desta sexta-feira, 15, a principal via de chegada à Casa Branca foi fechada por manifestantes. Eles cobram da mineradora Vale o mesmo tratamento dado a outras localidades do município, que tiveram a volta do pagamento emergencial integral, conforme foi estabelecido pela justiça em 2019.

Em Dezembro do ano passado, a Vale cortou a metade do pagamento para praticamente todas a localidades do município, permanecendo apenas as comunidades impactadas diretamente pela Lama, sendo Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira, Alberto Flores e Pires.

Ontem, uma carreata no centro de Brumadinho foi promovida para chamar a atenção das autoridades, justiça e Vale.

Opinião:

Fato é que, a Vale juntamente com justiça e poder público, não tiveram o cuidado de estudar, de entender, de promover um diálogo aberto e democrático com todas as comunidades do município, que foram impactadas por este crime. Trataram Brumadinho de forma isolada, privilegiando alguns e excluindo outros. Interferências políticas, tomadas de decisões a portas fechadas provocaram um verdadeiro “apartaide” em Brumadinho.