Servidores teriam recebido vacina sem estarem em grupo prioritário

Educadores físicos e veterinários foram retirados do grupo prioritário, pelo Ministério da Saúde

A onda dos fura filas para receber a vacina contra a Covid-19 não para. Do Oiapoque ao Chuí, em todos os cantos do Brasil e parece que aqui não está diferente. Nesta sexta-feira, 19, o Jornal Folha de Brumadinho recebeu denúncias de que servidores públicos da Prefeitura de Brumadinho, que não são relacionados nos grupos prioritários, estariam recebendo a vacina.

A discussão veio a tona depois que uma profissional de educação física, lotada na Secretaria Municipal de Esportes de Brumadinho, postou uma foto recebendo a primeira dose da vacina, nesta sexta-feira,19. Na publicação, Vani Martins disse: “Resolvi compartilhar esse momento com vocês! 💉 Pouco depois da publicação, após gerar polêmicas, Vani retirou a postagem.

A divulgação da foto levantou discussão e revolta sobre servidores públicos que não estão na linha de frente de combate ao coronavírus, mas que estariam recebendo vacinas, na frente de idosos e de pessoas com vários problemas graves de saúde como, por exemplo, quem está em tratamento contra o câncer. Além disso, professores também não estão no grupo prioritário.

A própria Prefeitura de Brumadinho publicou na última quinta-feira, 18, um Ofício Circular, N°57/2021, da Secretaria de Vigilância em Saúde, em que retifica o ofício 234/2021, do Departamento de Imunização e Doença Transmissíveis Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, o qual suspende a prioridade de vacinação de alguns grupos da área da saúde, entre eles, educadores físicos e veterinários.

Na publicação, a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Suemi Osawa, explicou que os profissionais destas áreas que tomaram a 1ª dose receberão a segunda, mas que novos agendamentos estão suspensos. “Temos que seguir rigorosamente as determinações do Ministério da Saúde. Contudo estes profissionais deverão entrar novamente na lista agendamento, assim que o Ministério conseguir adquirir mais imunizantes e fazer o repasse aos Estados”, ressaltou a coordenadora na matéria.

Em nota divulgada na manhã deste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde negou que a educadora física tenha sido vacinada depois da normativa do Ministério da Saúde.

Ainda na quinta-feira, 18, a prefeitura disse que no próximo dia 23 vai iniciar a vacinação para os idosos entre 75 e 79 anos.